Resenha Livro: O Doador de Memórias

Eu amo filmes de aventura, porém minha opinião muda um pouco quando estamos no âmbito literário, nunca nenhum me chamou atenção – talvez por eu ter uma queda por biografias e histórias reais, mas resolvi dar uma chance pro livro Doador de Memórias de Lois Lowry.

O livro
A história se passa num futuro, onde a mesmice foi o estilo de vida adotado pelos moradores de uma sociedade “perfeita”, por lá não existe violência, desigualdade e sentimento (e consequentemente não existe dor).
Todos os cidadãos são treinados desde pequenos e quando alcançam a idade dos 12 anos lhes é concebida uma profissão de acordo com sua personalidade.
Jonas é escolhido para ser o Receptor de Memórias da comunidade recebendo assim o treinamento com um velho homem, a quem chamam O Doador.
Jonas recebe as memórias de dor, tristeza, guerra e todas infelicidades do mundo “real”, percebendo rapidamente que a comunidade vive em falsidade.
A partir daí Jonas precisa enfrentar difíceis escolhas sobre sua própria vida e seu futuro.

Livro-Doador-De-Memorias

Achei que a história é original e envolvente – li o livro em uma semana.
Assim que o livro terminou fiquei um pouco decepcionada, pois senti que a história não teve um desfecho legal, sabe aqueles histórias você que tem que “imaginar um fim”?
Mas andei lendo na internet que esse livro faz parte da série: The Giver e foi lançado em 1993 – inclusive ele é obrigatório como leitura em muitas escolas americanas – e que existem mais 3 livros dessa série: Gathering Blue – 2000, Messenger – 2003 e Son – 2012, só nós resta saber se os livros chegam traduzidos para o Brasil já que acredito que despertará interesse de muitos leitores.

Sobre o filme ainda não vi, mas já me contaram que o final dele dá a entender que tem continuidade, de repente vale a pena ver.

Vocês já leram o livro ou viram o filme?
Beijos
Kammy ♥

6 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image