Diário de Viagem: Ceará Parte 2 – de Fortaleza para Jericoacoara

Hoje dou continuidade nos posts da minha viagem pro Ceará e nessa segunda parte vou falar sobre nossa ida de Fortaleza para Jericoacoara.

O post ficou gigante, então se quiserem pular direto pra diversão, borá rolar a página láaaaa pra baixo pra ver as fotos…

Para ver Diário de Viagem: Ceará Parte 1 – Fortaleza, é só clicar aqui.

divisor

Diário de Viagem: Ceará Parte 2 – de Fortaleza para Jericoacoara

De Fortaleza para Jericoacoara

Antes de viajar pesquisei as formas de ir de Fortaleza para Jericoacoara, são elas:
4X4: Contratar um serviço de transfer 4×4, que é basicamente um carro que te busca em Fortaleza e te deixa em Jericoacoara (no lugar que você combinar)
Fretcar: Ir de ônibus pela empresa Fretcar, são 6 horas de viagem de ônibus, parando na cidade de Jijoca e depois segue por mais uma hora de jardineira até chegar em Jeri, a jardineira te deixa no “ponto final” de Jericoacoara e de lá você pega um buggy táxi  até seu hotel.

Os valores entre um serviço e o outro eram bem grandes, enquanto o preço da passagem de ônibus variava de R$ 56,00 a R$ 76,00 reais, o valor do 4×4 era por volta de R$ 400,00/R$500. Claro que o conforto de ir de carro é bem maior, porém pra quem quer economizar vale muito a pena ir de ônibus.

Nós escolhemos ir com a Fretcar por ser mais barato, assim poderíamos gastar dinheiro com as coisas da viagem (como passeios e comidinhas), pra agilizar eu comprei as passagens no próprio site da empresa.

Compramos a passagem para as 8 da manhã, mas sugiro que comprem no horário mais cedo o possível porque a viagem é bem longa e o nosso ônibus atrasou, ele só foi aparecer lá pelas 9:15 da manhã. Tem muitas pessoas que fazem bate e volta de Fortaleza para Jeri, coisa que eu não recomendo porque deve ser bem cansativo.

Sobre a pousada Blue Jeri

Como nossa viagem foi bem em cima da hora, muitos hotéis já não tinham mais vaga, então minha sogra indicou a pousada Blue Jeri, ela disse que era simples mas que valia a pena.

Realmente gostamos muito da pousada, o quarto eram simples mas tinha tv a cabo, wifi e frigobar. Na parte externa tinha duas piscinas, uma na cobertura da pousada com uma vista incrível e uma outra menor que ficava no térreo próxima aos quartos.

A localização também era ótima, perto das lojinhas e da praia.

Piscina da Cobertura da Pousada Blue Jeri
Pelo que entendi a pousada pertence ao Grupo Blue, esse grupo administra vários hotéis e pousadas da região, sendo assim apesar da pousada não ter acesso a praia, os hospedes podem usar as cadeiras de praia do My Blue Hotel, que ficava a menos de dois minutos de onde estávamos.

Dia 1 Fortaleza para Jeri

Acordamos cedinho, fizemos checkout no hotel de Fortaleza e pegamos um táxi até o hotel dos Praianos ali na beira-mar. Apesar da nossa passagem estar para as 8:00 horas só fomos embarcar depois da 9:00.

A viagem foi tranquila, o ônibus faz uma parada no horário do almoço em um hotel chamado Castelo Encantado, assim que descemos do ônibus tinha uma bandinha recepcionando a gente haha, foi engraçado, mas a parada é tão rápida que pra almoçar mesmo é bem inviável, aconselho a ficar so no salgadinho e na água de coco, enquanto espia um pouco da estrutura do hotel.
Fortaleza para Jericoacoara

Pé na estrada de novo… próxima parada Jijoca, chegando em Jijoca descemos do ônibus e fomos encaminhados pra jardineira, todo mundo acomodado partimos pro nosso destino final Jericoacoara, nesse momento entrou um representante da Fretcar que durante a viagem foi apresentando os passeios que a Fretcar oferece e nos convidou pra uma caminhada de cortesia para a Pedra Furada, o passeio começaria as 17:00.

Assim que chegamos em Jeri, vimos uma aglomeração de buggy’s, logo imaginamos que eram os táxis de lá, nos encaminhamos até um buggy e combinamos a “corrida”, aproveitamos esse momento pra tirar as primeiras dúvidas e perguntar sobre os passeios, preços e valores. E com as maravilhas da tecnologia pegamos o whats do bugueiro, o Leo, que foi muito simpático conosco.

Chegamos na pousada por volta das 16:00, estávamos bem cansados e o Thiago passou (muito!) mal, então resolvemos ficar por ali mesmo recuperando as energias.

Dia 2 Tatajuba Lagoa Grande

Acordamos e tomamos café na pousada, o café era bem gostoso podia pedir tapioca, crepe e omelete. Só achei ruim as frutas não serem refrigeradas, então elas nunca estavam geladinhas…

Resolvemos sair e ficar de boa na praia, foi nesse momento que consegui sentir um pouco da essência de Jeri, as ruas da vila eram todas em areia e a cidade não tem iluminação a noite, se você procura um lugar charmoso e rustico é esse o destino!

Assim que sentamos na cadeira de praia, um senhor aproximou-se da gente e apresentou-se como bugueiro, pediu pra gente chamar ele de “Abençoado” e começou a conversar conosco, ele conversou muito com o Thiago, acho que ficou uns 20 minutos falando sobre assuntos diversos, e depois acabamos fechando um passeio de buggy com ele.

Nossa prioridade era conhecer a Lagoa do Paraíso e a Lagoa Azul, mas ele logo nos disse que a Lagoa Azul estava na época da “seca” e que não valia a pena o passeio até lá.

Sendo assim ele nos ofereceu o passeio para Tatajuba e disse que teríamos uma parada pra vermos os cavalos marinhos no mangue.

Paramos em um mangue onde nos foi oferecido o passeio pra ver os cavalos marinhos por R$ 10,00. Subimos numa canoa com mais umas 10 pessoas. A água estava bem turva e praticamente foi impossível ver os cavalos marinhos, assim o moço da canoa pegava o cavalo em pote de vidro pra gente poder ver de perto.É uma atividade interessante mas já é bom saber que vai ser difícil ver os cavalos marinhos na água.
tatajuba-jeriFortaleza para Jericoacoara
Depois seguimos para Tatajuba no município de Camocin, pra chegar até lá o buggy precisa pegar uma balsinha para atravessar o rio.

Durante todo o passeio, o Abençoado (também conhecido como nosso bugueiro rs), nos deixou super a vontade pra parar em qualquer ponto das Dunas e sempre oferecendo pra bater as fotos, uma pena não ter pego o contato dele pra poder indica-lo a mais pessoas…

E a grande verdade é que o caminho era tãooo lindo que dava vontade de parar em todos os lugares!

Processed with VSCOcam with s1 preset
Processed with VSCOcam with f2 preset

Depois de uns 20 minutinhos chegamos na Lagoa Grande em Tatajuba, o tempo não estava super aberto mas estava bem quente, conseguimos curtir bastante as redes dentro da água e a excelente comida servida nessa vila de pescadores. Ainda falando de comida, aqui foi onde eu comi um dos melhores peixes da vida… (e olha que eu nem gosto de peixe hein rsrs)

Fortaleza Jericoacoara
Fortaleza Jericoacoara Fortaleza Jericoacoara

Voltamos pro hotel descansamos um pouco e logo fomos para a Duna do Pôr do Sol ver o imperdível pôr do sol de Jeri, onde o sol se põe no mar…
por-do-sol-em-jeri
por-do-sol
por-do-sol-

Dia 3 Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso

Esse dia acordamos e ligamos pro Léo, (o bugueiro que nos levou até a pousada no primeiro dia), queríamos muito conhecer a Lagoa Azul, então fechamos o passeio das Lagoas: A Azul e a do Paraíso.

Mas assim que chegamos na Lagoa Azul senti uma grande decepção, a água estava bem escura e a margem bem baixa, sendo assim mal paramos ali e fomos direto pra Lagoa do Paraíso.

Quando chegamos na Lagoa do Paraíso, apenas agradeci pela beleza do lugar e pela água clarinha e quente. Um verdadeiro paraíso mesmo!
Alias vale dizer que existe toda uma infraestrutura na Lagoa, que vai desde bares e restaurantes com banheiros até aluguel de cadeiras.
lagoa-do-paraiso -jeri
lagoa-do-paraiso

La na Lagoa do Paraíso tinha várias atividades, sup, kite e passeios de barco. O Thiago se arriscou no kite e adorou!lago-paraiso-kite
lagoa-paraiso--
lago-do-paraiso-tudo

Aproveitamos muito a Lagoa do Paraíso e depois voltamos pra pousada (e da-lhe paisagens com mais passeio buggy)
Dunas-Jeri
passeio-de-bug

Depois de descansar curtimos a tardinha andando pela Vila de Jeri (ai que sensação gostosa aquela areia!)
Nossa ideia inicial era ir até a Pedra Furada, mas no caminho nos deparamos com essa igrejinha super rústica e entramos pra fazer uma oração.
igrejinha-jeri

Seguindo pra pedra furada, impossível não parar pra admirar a paisagem…
praia-jeri
vista-de-cima-jeri

Até que no meio do caminho encontramos uma praia deserta, não tivemos dúvida e descemos pra conhecer aquele pedacinho inexplorado.
praia-deserta-em-jeri
praia-deserta-em-jericoacoara
praia-jeri-

A noite comemos no restaurante Tamarindo, indicação da minha amiga Carol (tks linda), a especialidade da casa era camarão no abacaxi, muito bom!

restaurante-tamarindo-camarao
restaurante-tamarindo
restaurante-tamarindo-jeri

E depois fomos pra pousada porque no outro dia nos despediríamos Jeri e partiríamos rumo a Guajiru.
Com certeza Jeri entrou no meu coração e adoraria voltar!

Semana que vem eu venho contar um pouco da última parte da viagem
Espero que você estejam gostando desse tipo de post ♥…

Informações rápidas e dicas

RESERVAS DE HOTEL

Você pode reservar o Hotel através de sites que confio, que são: Booking

Como chegar em Jericoacora a partir de Fortaleza:

Ônibus Fretcar, dá pra comprar pelo site a empresa http://fretcar.com.br/
Pra quem está na beira-mar, vale dizer que o ônibus saí de frente pro Hotel Praianos.
Pousada Blue Jeri
Endereço: Rua do Forró, s/n – Jericoacoara, Vila de Jericoacoara – CE, 62598-973
Bugueiro em Jeri: Léo 88 81430618
Dicas para não enjoar: Se você vem de Fortaleza para Jericoacoara tome um dramin, porque além da viagem longa ainda tem a viagem de jardineira que balança demais.

Beijos
Kammy ♥

9 Comments

1. Tava ansiosa por esse post! Eu sempre vi tantas fotos lindas desse lugar que sonho conhecer! Ameeei as fotos e gente que passeios mais deliciosos, Kammy! Quero ver o próximo post e você vai falar sobre as outras viagens que fez depois? Quero saber tudooooooooooo ahahahahaaha Beijos minha linda!

2. Kammy, que sonho de viagem! Amei que tu fez o post super bem explicadinho, eu morro de vontade de conhecer esse lugar… Quem sabe um dia? Agora já tenho uma super referência com esse post <3 Amei as fotos!