Dica de leitura: Amor em Minúscula – Francesc Miralles

Oi amores, a dica de livro de hoje peguei lá no blog da Cinthya Rachel. Nesse post ela falava sobre um outro livro do autor Francesc Miralles e nos comentários as meninas falaram bem do livro Amor em Minúscula, comentei com minha amiga do serviço e ela disse que tinha o livro e que me emprestaria, sendo assim eu o li e hoje vim contar o que achei :D…

IMG_4412

Sinopse: (por Livraria Saraiva)
“Na última noite do ano, Samuel, um professor, tem a certeza de que os 365 dias seguintes não serão muito diferentes daqueles que passaram: milhares de provas a corrigir e aulas a preparar. Em sua rotina, a atividade mais emocionante é a ida ao supermercado. No entanto, para não romper com a tradição, Samuel não se opõe às usuais 12 uvas e à taça de champanhe para celebrar o ano-novo.
Na manhã do novo ano, ao se levantar bem cedo, o professor está convencido de que nada de insólito irá lhe acontecer. No entanto, um estranho ruído o leva até a entrada do apartamento. Ali, à soleira da porta, encontra-se um pequeno visitante. Com menos de um palmo de altura e dono de pêlos tigrados, um gato saúda com um miado musical o novo amigo. Porém, o que Samuel não imaginava era que aquela visita seria o começo de uma incrível transformação em sua vida.
Disposto a não abandonar o novo dono, Mishima (nome recebido em homenagem a um velho escritor japonês) leva Samuel a conhecer Titus, vizinho com quem jamais trocara palavra, e o enigmático Valdemar. Desses dois encontros nasce uma curiosa e terna amizade que, como num passe de mágica, é responsável pelo reencontro do solitário professor com a misteriosa Gabriela… depois de trinta anos. Pela primeira vez em sua vida, Samuel tem a oportunidade de viver intensamente os pequenos acontecimentos cotidianos.
Escrito pelo espanhol Francesc Miralles, “Amor em Minúscula” é uma delicada e terna história de amor e amizade, que vai comover o leitor e lhe revelar os pequenos segredos de uma vida plena.”

O que eu achei:

De cara já curti muito o livro porque é diferente de tudo que já li, talvez por ser contado na perspectiva de um homem “solteirão”, Samuel o personagem principal é inteligente, astuto e por vezes divertido.Samuel é apaixonado por leitura e no meio da história ele conta sobre um livro “They have a name for it”, um dicionário léxico de palavras das mais diversas línguas que não possuem tradução para o inglês, alguns exemplos:

Baraka: em árabe, energia espiritual que pode ser empregada para fins materiais.
Won: em coreano, resistência a livrar-se de uma ilusão.
Razbliuto: em russo, sentimento que se experimenta por alguém a quem se amou no passado, mas não se ama mais.
Mokita: em kiriwina, a verdade que todo mundo sabe, mas ninguém diz.
Ah-un: A comunicação tácita entre dois amigos.
Mono no aware: a tristeza das coisas.

Daí também é que surge o termo “amor em minúscula”. Achei super interessante e fiquei com vontade de ler esse livro também…
Amor em minúscula não é nenhuma leitura leve é preciso de um minimo concentração pra acompanhar a histórias dos personagens coadjuvantes que por vezes são complexas o suficiente pra você acabar se perdendo no meio da história. Com um fim doce é uma ótima pedida pros amantes de um romance.

Alguns trechos legais:

“Pela primeira vez me dava conta de que nosso valor se mede, sobretudo, pelo bem que fazemos aos demais.”

“Desfrute as pequenas coisas, porque talvez um dia você olhe para trás e se dê conta de que eram as grandes coisas”

“O difícil fazemos agora, o impossível levará algum tempo”

“Agradeçamos, porque se hoje não aprendemos muito,
Ao menos aprendemos um pouco, e se não aprendemos um pouco,
Ao menos não adoecemos, e se adoecemos,
Ao menos não morremos, portanto agradeçamos.”

“Mil velas podem ser acesas com uma única vela,
E a vida da vela não será por isso mais curta.
A felicidade nunca míngua por ser compartilhada.”

“Dizem que o primeiro amor tem força porque nos espanta que alguém tenha se fixado em nós””

Dá pra ler o primeiro capitulo aqui

Alguém por aí já leu?
Mil beijinhos
Kammy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image